O Sistema de Gestão de Serviços da IP Telecom obteve a certificação da APCER com a norma ISO/IEC 20000-1.
Como parte da sua estratégia de garantir elevados padrões de qualidade nos serviços prestados aos Clientes empresariais, a IP Telecom tem vindo a consolidar a sua aposta na excelência operacional através da implementação de um Sistema de Gestão de Serviços, o qual obteve em janeiro de 2025 a certificação da APCER com a norma ISO/IEC 20000-1.
A norma ISO/IEC 20000-1 abrange dois tipos de serviços da IP Telecom: o serviço de Housing e os serviços de IPT Cloud, geridos a partir do Centro de Operações e Monitorização de Lisboa, que incluem as atividades de atendimento e supervisão das redes e sistemas, de acordo com o Catálogo de Serviços em vigor.
Para além da prestação de serviços aos Clientes, a adoção das regras inerentes à norma ISO/IEC 20000-1 fortalece a estrutura interna da empresa, promovendo a otimização contínua do workflow e da eficiência operacional.
Esta certificação é um reconhecimento do compromisso da IP Telecom com a excelência na gestão de serviços, garantindo a entrega de soluções de elevada qualidade aos Clientes, alinhadas com os mais elevados padrões internacionais, reforçando o lema 'Ligamos Negócios'.
Outras certificações da IP Telecom:
- ISO 27001 (Segurança da Informação), em vigor desde 2013
- ISO 9001 (Gestão da Qualidade), assegurada desde 2018.
Norma ISO/IEC 20000-1 | Sistema de Gestão de Serviços
A norma ISO/IEC 20000-1 define os requisitos necessários para que uma organização preste os seus serviços com um nível de qualidade aceitável para os seus clientes (internos ou externos), e está perfeitamente alinhada com a abordagem à gestão por processos definida pela IT Infrastructure Library (ITIL) do Office for Government Commerce (Reino Unido).
A norma ISO/IEC 20000-1 é aplicada a organizações que procuram melhorar os seus serviços, que necessitam de uma abordagem consistente para todos os prestadores de serviços na cadeia de fornecimento e que pretendem demonstrar a sua capacidade para prestar serviços de acordo com os requisitos do cliente.
APCER | Serviços de Certificação
A APCER está acreditada pelo IPAC – Instituto Português de Acreditação , para a prestação de serviços de certificação de acordo com o referencial ISO/IEC 20000-1 Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação.
A APCER tem reconhecimento internacional pela participação na rede IQNET – The International Certification Network.