Ovar e Espinho
Âmbito da Intervenção
A empreitada de Modernização do troço da Linha do Norte entre Ovar e Espinho, compreende a execução dos seguintes trabalhos:
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Substituição integral da superestrutura da via;
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Saneamento/tratamento da substrutura da via em zonas pontuais;
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Estabilização/Tratamento de taludes;
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Trabalhos de alteração de PH e pontões metálicos;
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Alteração do layout das estações de Ovar e de Esmoriz;
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Implantação de duas novas diagonais de contravia a norte de Ovar;
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Construção de novos cais de passageiros em estações e apeadeiros;
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Implantação de 2 vias de resguardo, com 750 m de comprimento útil, para resguardo de comboios de mercadorias, a norte da estação de Ovar;
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Substituição integral do sistema de catenária, entre o Km ~305,000 e o Km ~307,000 (zona das vias de resguardo a norte de Ovar);
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Adaptação da Catenária, nas Estações de Ovar e de Esmoriz, resultante das intervenções/alterações ao nível da via férrea, nomeadamente inserção/substituição de AMV e eventual ripagem de vias férreas;
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Catenária na restante extensão deste trecho de via;
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Renovação integral dos postos de catenária;
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Implementação do sistema de retorno de corrente de tração, terras e proteções (RCT+TP);
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Construção de passagens desniveladas rodoviárias e pedonais, incluindo restabelecimentos de acesso, para supressão de passagens de nível (PN):
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Duas Passagens Inferiores Rodoviárias (Ovar - Pk 301,141 e Silvalde - Pk 314,943);
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Uma Passagem Superior Rodoviária em Paramos (Pk 313,266);
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Seis Passagens Superiores de Peões, no Apeadeiro de Válega (Pk 296,973), Apeadeiro de Carvalheira- Maceda (Pk 307,544), Apeadeiro de Cortegaça (Pk 309,376), na Estação de Esmoriz (Pk 311,892) e na Estação de Ovar (norte ao Pk 300,732 e sul ao Pk 300,581).
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Execução de caminhos de ligação para supressão de PN pedonais;
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Vedação do canal ferroviário.
No âmbito deste investimento encontra-se ainda a decorrer a implementação de sistema de sinalização eletrónica e sua integração no Centro de Comando Operacional (CCO) do Porto, sistema de controlo automático de velocidade e sistemas de telecomunicações.
Benefícios
A conclusão da modernização deste troço irá permitir o aumento da segurança e flexibilidade da exploração, o aumento de capacidade para o tráfego de mercadorias (circulação de composições com 750m), a redução do tempo de percurso dos serviços de Longo Curso, a renovação do ciclo de vida da infraestrutura e a redução anual do OPEX da IP.
Financiamento Comunitário