Foi publicado em Diário da República o Concurso Público Internacional para a realização da empreitada de Via e Catenária entre Évora e Elvas/Fronteira, e de construção do subtroço entre Évora e Évora Norte, na nova Linha de Évora, que integrará o futuro Corredor Internacional Sul, atualmente em desenvolvimento no âmbito do Programa Ferrovia2020.
Esta obra tem um investimento estimado de 105 milhões de euros e terá o apoio da União Europeia através do programa Connecting Europe Facility (CEF), com um cofinanciamento de 40%. O prazo de execução previsto é de 935 dias.
A empreitada a concurso inclui os seguintes trabalhos:
Troço Évora – Évora Norte
- Construção de um novo canal ferroviário - em variante à Linha de Évora - entre Évora, exclusive, e o quilómetro 121;
- Modernização do atual traçado da Linha de Évora, entre o quilómetro 121 e Évora Norte;
- Construção das instalações fixas de tração elétrica necessárias à eletrificação;
- Construção das pontes ferroviárias de Xarrama, Degebe e Vale Figueira;
- Construção de passagens desniveladas rodoviárias;
- Instalação de infraestruturas necessárias à sinalização eletrónica, telecomunicações e GSM-R;
- Instalação de torres/sites de GSM-R;
- Instalação do sistema de retorno de corrente de tração e terras de proteção.
Troço Évora – Elvas/Fronteira
- Assentamento da superestrutura de via-férrea - balastro, travessas, carril, AMV -, em via única, bitola ibérica (1668 mm) entre Évora, exclusive, e a Linha do Leste, incluindo a Concordância de Elvas;
- Assentamento da superestrutura de IFTE, entre Évora, exclusive, Elvas e a fronteira com Espanha, incluindo a Concordância de Elvas;
- Construção de três estações técnicas.
O troço Évora – Elvas/Fronteira integra o novo canal ferroviário em construção entre Évora e a Linha do Leste, criado numa lógica de desenvolvimento evolutivo das ligações ferroviárias com Espanha, no quadro da Rede Transeuropeias de Transportes (RTE-T) e da ligação ferroviária de mercadorias entre os portos portugueses e o resto da Europa, assegurando desde logo uma ligação de passageiros.
Serão igualmente criadas condições para a compatibilidade técnica e operacional na ligação aos troços adjacentes, e o cumprimento das disposições técnicas de interoperabilidade.
Os investimentos referidos integram a Ação 2016-PT-TMC-0059-M - Ligação Ferroviária Sines/Elvas (Espanha): Troço Évora-Caia, aprovada ao abrigo do Programa CEF (Mecanismo Interligar a Europa) com uma taxa de cofinanciamento de 85%.
O Corredor Internacional Sul tem como principais objetivos:
- Reduzir o tempo de trajeto em consequência da utilização de comboios de tração elétrica entre Sines e Caia;
- Aumentar a eficiência e atratividade do transporte ferroviário de mercadorias, ao permitir a circulação de comboios de mercadorias com 750 m de comprimento;
- Otimizar a capacidade de carga das locomotivas em tração simples, através da otimização do perfil longitudinal do novo traçado;
- Aumentar a segurança e a fiabilidade da exploração ferroviária, em resultado da instalação de um novo sistema de sinalização e telecomunicações, bem como da automatização e supressão de Passagens de Nível;
- Permitir a instalação da bitola UIC (1435 mm).
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