Corredor Internacional Sul - Modernização Linha do Leste – Trabalhos de Modernização no Troço Entre Elvas e Caia (fronteira)
A Infraestruturas de Portugal iniciou os trabalhos de modernização do troço da Linha do Leste entre Elvas e Caia (fronteira com Espanha) no passado dia 5 de março.
- Ampliação da Estação Ferroviária de Elvas;
- Ampliação da estação de Elvas para permitir a manobra de comboios de mercadorias com 750 metros;
- Otimização e melhoramento das linhas II, III, IV, V, VI e VII;
- Adaptação do edifício da Estação para instalação de novas salas técnicas;
- Alteamento das plataformas;
- Adequação dos acessos pedonais de forma a garantir a mobilidade para todas as pessoas.
- Renovação integral da superestrutura de via
- Tratamento da plataforma ferroviária, melhoria da drenagem, estabilização de taludes e construção de estruturas de suporte e contenção
- Instalação de infraestruturas para futura implementação de sinalização eletrónica (ETCS e GSM-R) e telecomando de catenária
- Construção de maciços de catenária para a eletrificação
- Construção de desnivelamentos rodoviários e restabelecimentos, para supressão das quatro (4) passagens de nível existentes ao longo do troço;
- Substituição dos tabuleiros e reforço dos pilares das centenárias Pontes Ferroviárias, Ponte do Caiola e Ponte do Caia.
Corredor Internacional Sul
A empreitada de Modernização do troço Elvas-Caia, com 11 quilómetros de extensão, foi a primeira obra a ter inicio no terreno do futuro Corredor Internacional Sul.
Este corredor ferroviário permitirá ligação direta e eficiente entre o sul de Portugal, desde a zona de Sines, e a Europa através da fronteira com Espanha em Caia.
A concretização deste investimento tem como principais objetivos:
- A redução do tempo de trajeto dos comboios de mercadorias entre Sines e Elvas/Caia;
- A utilização de tração elétrica ao longo de todo o trajeto;
- O aumento da segurança e da fiabilidade da exploração ferroviária, em resultado da Instalação de novo sistema de sinalização e telecomunicações;
- A redução da sinistralidade rodoviária e ferroviária com a eliminação de passagens de nível;
- Potenciar a redução da sinistralidade rodoviária com a possível transição do modo rodoviário para o ferroviário no transporte de mercadorias.
- O aumento de capacidade diária na saída de Sines dos atuais 36 comboios de 400 metros para 51 de 750 metros.
- Preparado para, no futuro, permitir a instalação de bitola UIC, mas apenas quando a rede espanhola mudar da bitola ibérica para a bitola europeia.
Informação mais detalhada aqui.