Elvas e Campo Maior.
Âmbito da Intervenção
A empreitada de Modernização do troço da Linha de Évora entre Elvas e Caia, concluída a 12/02/2020, compreendeu a execução dos seguintes trabalhos:
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Ampliação da Estação Ferroviária de Elvas; Ampliação da estação de Elvas para permitir a manobra de comboios de mercadorias com 750 metros;
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Otimização e melhoramento das linhas II, III, IV, V, VI e VII;
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Adaptação do edifício da Estação para instalação de novas salas técnicas;
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Alteamento das plataformas;
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Adequação dos acessos pedonais de forma a garantir a mobilidade para todas as pessoas;
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Renovação integral da superestrutura de via;
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Tratamento da plataforma ferroviária, melhoria da drenagem, estabilização de taludes e construção de estruturas de suporte e contenção;
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Instalação de infraestruturas para futura implementação de sinalização eletrónica (ETCS e GSM-R) e telecomando de catenária;
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Construção de maciços de catenária para a eletrificação;
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Construção de desnivelamentos rodoviários e restabelecimentos, para supressão das quatro (4) passagens de nível existentes ao longo do troço;
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Substituição dos tabuleiros e reforço dos pilares das centenárias Pontes Ferroviárias, Ponte do Caiola e Ponte do Caia.
Benefícios
A conclusão da modernização/construção do Corredor Internacional Sul Sines/Setúbal/Lisboa-Caia, no qual se integra este troço, irá permitir alcançar os seguintes benefícios:
- Reforço da coesão económica e social no território nacional;
- Melhoria da mobilidade;
- Aumento da capacidade / oferta de novos serviços;
- Aumento da eficiência e competitividade do transporte de mercadorias;
- Redução de tempos de percurso;
- Redução de emissões GEE;
- Diminuição de custos para os operadores ferroviários;
- Promoção do aumento da quota ferroviária;
- Possibilidade de circulação de comboios de mercadorias até 750m;
- Reforço das ligações com a Europa;
- Redução da sinistralidade e de congestionamento.
Financiamento Comunitário