Rotas dos Azulejos - Linha do Norte

21 “As composições decorativas de esquema mais simples são obtidas com o efeito de xadrezado, isto é, através da alternância regular de peças de duas cores. O reticulado provocado pelas junções entre azulejos determina o ritmo de decoração transformando uma superfície lisa e estática num conjunto dinamizado com centros de interesse visual, as linhas de força. Como tal, o azulejo ou melhor o formato do azulejo comanda e determina a sua potencialidade decorativa. O reticulado obtido pelo agrupamento superficial dos azulejos é o seu maior valor plástico. (…) Vemos, portanto que o azulejamento de uma superfície é sempre um ato de decoração, independentemente de desenhos ou ornatos adicionados nos azulejos. A “decoração” assenta fundamentalmente na observação e compreensão de dois princípios: escala e ritmo. No caso do azulejo liso, sem quaisquer ornatos ou cores, o ritmo é especificamente linear, ou seja, é automaticamente obtido pela repetição cadenciada de linhas de força orientadas normalmente entre si. Quando observamos uma superfície azulejada deste tipo o que imediatamente nos sensibiliza é a linha: as superfícies limitadas por essas linhas constituem como que um fundo neutro sem impacte no mecanismo visual. É natural que tenha sido este ritmo linear que primeiro foi notado e explorado: haja em vista os ritmos do mesmo tipo obtidos com os tijolos na arquitetura arcaica do Médio Oriente.” Extracto do texto e imagem José Miguel dos Santos Simões in Azulejaria em Portugal nos séculos XV e XVI. Introdução geral, FCG, Lisboa, 1990, 2ª edição, COMPOSIÇÕES DE XADREZ ESCALA E RITMO

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