Rotas dos Azulejos - Linha do Norte

19 · Composições figurativas, em que os temas preferenciais foram, num primeiro tempo, as paisagens e sítios, usos e costumes, tradições e fainas agrícolas ou piscatórias e o património documental de cada localidade · Composições não figurativas · Composições de módulo padrão, interior e de exterior, com motivos geométricos, nalguns casos relevados · Composições de azulejos enxaquetados · Toponímia, por vezes em paralelo com o nome da estação escrito a vidraço preto, em pavimentos de calçada portuguesa. Inscrição (salvaguarda urgente) da «Arte e Saber-Fazer da Calçada Portuguesa» no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, DGPC. Diário da República n.º 141/2021, Série II de 2021-07-22. Anúncio 172/2021, 2021-07-22 - DRE · Azulejos de figura avulsa · Azulejos isolados · Azulejos lisos de uma só cor · Painéis singulares: informativos, publicitários, com assinaturas, moradas (rua, largo, avenida), legendas, sinalização (armazéns), outros · PK/ponto quilométrico associado às PN/ passagens de nível · Suportes de lanterna · Suportes de cartazes horários e outros · “Escudos da Nação” animando os alçados da primeira geração de edifícios · Placas para atribuição dos prémios para as “Estações Floridas”, com desenho original de Carlos Botelho (Lisboa, 18 de setembro de 1899 — Lisboa, 18 de agosto de 1982). Em várias estações encontramos placas dos Prémios atribuídos às “Estações Floridas” produzidas na Fábrica de Cerâmica Viúva Lamego (c. 1941). “Estações floridas” nome dado a um concurso instituído em 1941, cujo objetivo era estimular o bom gosto na ornamentação floral das estações dos caminhos de ferro e revelar aos turistas estrangeiros um aspeto bem característico do temperamento artístico e do proverbial bom gosto do povo português. É UM PATRIMÓNIO MUITO VARIADO, DESTACANDO AS SEGUINTES TIPOLOGIAS

RkJQdWJsaXNoZXIy NzgzMzI5