Rotas dos Azulejos - Linha do Norte

14 1904-01-15 · Abertura à exploração pública da Linha de Setil - Vendas Novas, estabelecendo a ligação das redes do norte e a sul do Tejo. 1911-04-16 · Os comboios rápidos Lisboa Rossio e Vila Nova de Gaia bem como o Sud-Express passam a ser rebocados pelas locomotivas série 351 a 365 adquiridas à Henschel & Sohn. 1915 · Duplicação da Linha do Norte. 1916-07-02 · Nova estação de Aveiro do arquiteto José Coelho que projeta um edifício num estilo “casa portuguesa”. 1918-01-21 · Portaria aprovando o projeto de ampliação da estação de Vila Nova de Gaia. 1948-09-15 · Chegam as locomotivas diesel-eléctricas fabricadas pela ALCO nos EUA, com potência de 1500 hp para serviços mistos de passageiros e mercadorias nas linhas do Norte. 1948-10-04 · Primeira experiência de velocidade e reboque de comboio de passageiros com locomotiva diesel – eléctrica e carruagens suíças entre Entre – Campos e Gaia. 1949-08-17 · Construção de posto de recolha e conservação de locomotivas Diesel-elétricas em Gaia. 1951-06-14 · Contrato de Concessão Única com reorganização do sector ferroviário, a CP passa a explorar toda a rede ferroviária com exceção da Linha de Cascais. 1954-08-21 · Entrada ao serviço das automotoras diesel‑elétricas Allan, série 300. 1952-12-30 · É nomeada uma comissão de eletrificação formada pelos Eng. Pedro Filipe Adeodat de Brion, José Albino Machado Vaz e A. Ferro Palma em representação da Companhia Nacional de Eletricidade, José Valério Vicente Júnior e Armando Luís Pinto Monteiro para dar início ao programa de eletrificação da rede ferroviária nacional. 1953-03-09 · Viagem inaugural do comboio “Foguete” entre Lisboa e o Porto. 1953-10-15 · Início do serviço Lisboa - Porto pelo comboio “Foguete”. 1955-03-12 · Adjudicação ao Groupement d`Étude et Electrification des Chemins de Fer en Monophasé 50 Hz dos trabalhos e fornecimentos de locomotivas, UTE, subestações e sinalização, necessários à electrificação da Linha do Norte até ao Entroncamento. 1955-05-03 · Contrato com a Telefon A. B. L. M. Ericsson para os trabalhos de telecomunicações, para a primeira fase de eletrificação da rede ferroviária. 1955-03-12 · Adjudicação ao grupo sueco Ericsson dos trabalhos e fornecimentos respeitantes às telecomunicações necessárias à eletrificação da Linha do Norte até ao Entroncamento. 1957-04-28 · No âmbito das comemorações do centenário do caminho- de-ferro, inaugura-se a tração elétrica na rede ferroviária explorada pela CP: Linha de Sintra e no troço entre Lisboa e o Carregado na Linha do Norte. 1958-06-30 · Inauguração da tração elétrica entre Carregado e o Entroncamento. 1963-04-05 · É encomendado a Edgar Cardoso o anteprojeto da nova ponte ferroviária sobre o Douro. 1963-07-01 · Passam a existir apenas duas classes nos comboios dos caminhos de ferro portugueses. 1963-10-15 · Inauguração da eletrificação entre Pombal e Coimbra. 1964-03-20 · Inauguração da eletrificação no troço Coimbra · Pampilhosa. 1966-02-17 · Autorizada a montagem do freio de vácuo e de um dispositivo de homem-morto para as 36 locomotivas Diesel de 350 cv., a ser realizada pela Sorefame.

RkJQdWJsaXNoZXIy NzgzMzI5