Rotas dos Azulejos - Linha do Norte
13 1857-06-04 · Carta de Lei que autoriza o Governo a estabelecer contrato com a Companhia representada por Sir Morton Petto para a construção do Caminho de Ferro do Norte e a rescindir o contrato feito com a Companhia Central Peninsular Caminho de Ferro em Portugal para a Linha Lisboa-Santarém. 1859-07-30 · Decreto abrindo concurso para continuação da construção e exploração do Caminho de Ferro do Norte e Leste. 1859-09-14 · Contrato com D. José de Salamanca para a construção e exploração do Caminho de Ferro do Leste e Norte. 1860-10-13 · Escritura de cessão e trespasse das Linhas do Leste e Norte pelo concessionário D. José de Salamanca à Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses. 1862-05-05 · Portaria que aprova o projeto da estação de Lisboa dos Caminhos de Ferro de Leste e Norte. 1862-11-19 · Abertura à exploração pública Estarreja e Gaia – provisoriamente. 1863-06-08 · Abertura à exploração pública Estarreja e Gaia – definitivamente. 1864-04-10 · Abertura à exploração pública entre Taveiro e Estarreja. 1864-07-07 · Abertura à exploração publica entre Soure e Taveiro. 1864-08-27 · O governo nomeia o engenheiro Pedro Inácio Lopes para colaborar na realização dos estudos das vias-férreas do Porto a Braga e do Douro até à fronteira. 1865-05-01 · Inauguração da estação principal de Caminho de Ferro do Leste e Norte (Lisboa – Santa Apolónia). 1865-06-25 · A Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses inicia o serviço de exploração das Linhas do Leste e Norte, que até esta data eram exploradas pela Empresa Construtora. 1865-09-26 · É aprovado o Regulamento de Sinais para as linhas do Leste e Norte. 1865-11-27 · Contrato entre D. José de Salamanca e o Governo para a construção da 5ª secção – Gaia – Porto, da Linha do Norte. 1871-05-03 · Estabelece-se a existência de livros de reclamação nas estações do Caminho de Ferro do Leste e Norte. 1873-09-02 · Portaria encarregando a Companhia dos Caminhos de Ferro do Minho da construção da estação do Porto, comum aos Caminhos de Ferro do Norte, do Minho e Douro. 1875-01-05 · Início da construção da ponte Maria Pia sobre o rio Douro na Linha do Norte. 1877-11-04 · Inauguração da ponte sobre o rio Douro na Linha do Norte. 1877-11-05 · Abertura à exploração pública do troço entre Gaia e Campanhã na Linha do Norte. 1880-23-06 · Lei autorizando a construção de um Ramal de Caminho de Ferro de via larga que partindo da estação de Campanhã ligue os Caminhos de Ferro do Minho e o do Norte com a alfândega do Porto. 1885-10 · Inauguração da Linha do Norte a partir da estação de Coimbra para a cidade. 1889-01-07 · Alvará aprovando os estatutos da Associação dos Operários das Oficinas Gerais CF Norte e Leste de Portugal. 1890 Inauguração da Estação de Lisboa Rossio. Projeto do Arq. José Luis Monteiro 1891 Inauguração da Estação de Braço de Prata. Até esta data os comboios passavam sem parar 1902-05-19 · Abertura à exploração pública da 2ª via entre Gaia e Granja na Linha do Norte.
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