Rotas dos Azulejos - Linha do Minho
LINHA DO MINHO 9 Uma década após a inauguração do primeiro troço de caminho de ferro em Portugal, o Governo – atendendo às pressões feitas pelas populações das províncias do Norte para dotar essa zona do país com meios de transporte que respondessem às necessidades das populações e das atividades económicas por elas desenvolvidas – manda, por decreto de 14 de julho de 1872, proceder à construção de um caminho de ferro que, partindo do Porto, fosse a Braga e até à fronteira de Espanha, na Galiza. O Ministério das Obras Públicas Comércio e Indústria nomeou, em 1872, diretor da construção do Caminho de Ferro do Minho o engenheiro João Joaquim de Matos que elaborou o projeto definitivo a partir dos estudos dos engenheiros Aguiar Sousa Brandão e Brito Taborda. A inauguração dos trabalhos de construção fez-se em 8 de julho de 1872 e, em menos de um ano, o Governo teve que recorrer à emissão de obrigações para conseguir o capital necessário à continuação dos mesmos. Num território densamente povoado como o Minho, a localização das estações e suas dependências, apresentava-se de difícil resolução. As estações foram classificadas em quatro classes, sendo de 1ª classe as estações terminais do Porto e Braga. Seguiam-se Rio Tinto, Ermesinde (estação de entroncamento com a Linha do Douro), São Romão de Coronado, Lousado, Vila Nova de Famalicão, Nine (entroncamento para o Ramal de Braga e para a fronteira) e Tadim.
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