Rotas dos Azulejos - Leopoldo Battistini
“Pinhão” (Alto Douro) - Faina alegre do transporte das uvas vindimadas. “ Bringing in the grapes to the sound of music ”. Postal editado por C. Consell de Vasconcellos. Tabacaria Africana, Porto. Sem título. Estação de Leça do Balio 26 Do livro - Da Fotografia ao Azulejo José Luis Mingote Caldéron “Como motivo de inspiração para grande parte dos painéis, os artistas que pintaram os azulejos em várias fábricas, concentradas particularmente nas zonas de Lisboa, Vila Nova de Gaia e Aveiro, serviram-se de imagens fotográficas difundidas através de variadíssimas publicações e coleções fotográficas que, tendo começado a aparecer no século XIX, se multiplicaram neste período. … O conteúdo ideológico destes painéis de azulejos, integrado no conceito de nacionalismo que perpassou várias ideologias e regimes políticos, desde os últimos tempos da monarquia, passando pela I República e terminando no Estado Novo, ajuda-nos a compreender o país que se queria mostrar e os inícios da propaganda turística que se vai afirmando cada vez mais.” Diretora do Museu Nacional Soares do Reis, in “Da fotografia ao azulejo”.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NzgzMzI5