Rotas dos Azulejos - Leopoldo Battistini
Estação de Fronteira. Mulher acendendo o forno Autoria de Leopoldo Battistini Fotografia de Tiago Gonçalves Acervo IP 23 Castelos Pinhal Novo Fábricas Pinhal Novo Aquedutos, Fontes e Fontenários Pinhal Novo e Elvas Igrejas Elvas Portas de cidade Elvas Monumentos Distribuição das Principais Representações de Monumentos Marinhas Elvas Jardins Elvas Monumentos Distribuição das Principais Representações de Paisagem Brasões Elvas H eráldica Distribuição das principais representações de Heráldica “As molduras, enquadramentos e remates que envolvem os painéis figurativos, normalmente, pouco ou nada tinham que ver com o es- pírito realista da representação dos temas que delimitam. Frequen- temente constituem composições repolhudas, de figurino barroco ou rococó, cujas interpretações de rígido desenho estereotipado, muitas vezes policromas, entram em aberto e conflituoso anacronismo com o monocromático tratamento plástico do desenvolvimento bucólico das imagens de expressão naturalista. No entanto, este contraditório desajuste entre os enquadramentos e a pintura dos “quadros” – tal como os próprios silhares de padronagem repetitiva ou as originais composições geométricas enxaquetadas – constitui-se como carac- terística específica. Curiosamente, quase sempre, acabam por gerar um característico ambiente cuja empatia, facilmente reconhecível, evidencia aquilo a que com propriedade se poderia chamar a castiça coerência da “azulejaria ferroviária”. Pedro Vieira de Almeida in Aspectos azulejares na arquitetura ferroviária portuguesa
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NzgzMzI5