Rotas dos Azulejos - Leopoldo Battistini

19 28.10.1856 Inauguração do caminho-de-ferro em Portugal – abertura do troço Lisboa/Carregado. 14.06.1872 Decreto mandando proceder à construção do Caminho-de-ferro do Porto à Galiza por Braga e Viana do Castelo, Linha do Minho, e aos estudos da variante pelo Vale de Sousa, por Penafiel, até ao Pinhão, da Linha do Douro. 08.07.1872 Inauguração dos trabalhos de construção da Linha do Minho, seguindo-se, em 1873, a partir de Ermesinde os da Linha do Douro. 02.09.1873 Portaria encarregando os Caminhos de Ferro do Minho da constru- ção da estação comum às linhas do Minho e Douro, e à do Norte, hoje Porto Campanhã. 21.05.1875 Abertura à exploração pública do troço entre Campanhã e Braga – o primeiro comboio comercial a circular a norte do rio Douro. 06.08.1882 Abertura à exploração pública do troço entre Segadães e Valença. 25.03.1886 Inauguração da ponte internacional de Valença e das ligações com a Galiza. 1888 Abertura do Ramal de Alfândega, entre a estação de Porto Campanhã e a Alfândega do Porto. 08.11.1896 Chegada do comboio à estação de Porto S. Bento – a estação central do Porto. 1904 Aprovação do projeto da Linha de Circunvalação, futura Linha de Cintura, cuja construção coube aos Caminhos de Ferro do Estado- -Direção do Minho e Douro. 10.10.1916 Inauguração do edifício da estação de Porto S. Bento, da autoria do arquiteto Marques da Silva. 11.05.1927 A CP passa a explorar as linhas férreas do Estado: Minho e Douro e Sul e Sueste. 17.09.1938 Inauguração da Linha de Circunvalação de Leixões. -.01.1947 Na sequência da lei 2008 de 1945, a CP passa a explorar toda a rede ferroviária nacional como única concessionária, com exceção da Linha de Cascais que estava arrendada à Sociedade Estoril. 29.04.1997 Criação da REFER como gestora da rede ferroviária nacional, hoje IP-Infraestruturas de Portugal (IP). Cronologia

RkJQdWJsaXNoZXIy NzgzMzI5