Rotas dos Azulejos - Leopoldo Battistini

17 30 .09.1854 Compromisso entre o Governo e Jean François Marie Armand, Con- de de Claranges Lucotte, para a construção de uma via férrea entre Lisboa e Sintra, passando por Belém e Algés. 25.10.1869 O Duque de Saldanha obtém licença para estabelecer um cami- nho-de-ferro, pelo Sistema Larmanjat, entre o Lumiar e Leiria, na estrada Lisboa - Leiria, e, em 1871, para ligar Lisboa a Sintra. 05.07.1873 Inauguração das circulações do Larmanjat a Sintra. 31.01.1882 Autorizado o projeto da linha entre Alcântara-Terra e Torres Vedras e um ramal para Sintra, bem como o prolongamento de Torres à Figueira com o Ramal de Alfarelos. 01.07.1882 Inauguração da Linha da Beira Alta, entre Figueira da Foz, Pampilho- sa, Vilar Formoso. 05.05.1883 Henry Burnay & C.ª transfere a concessão para a Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses. --,--,1886 Início da construção da linha férrea de Alcântara até Sintra e Torres Vedras. 02.04.1887 Abertura ao público entre Alcântara-Terra e o Cacém (Linha do Oes- te) e o Ramal de Sintra, entre o Cacém e Sintra. 21.05.1887 Inauguração da linha até Torres Vedras. 01.08.1887 O comboio serve Leiria. 17.07.1888 O comboio chega à Figueira da Foz. 08.06.1889 Conclusão do Ramal de Alfarelos para ligação da Linha do Oeste À Linha do Norte. 10.08.1891 Abertura ao público do troço entre Alcântara-Terra e Alcântara-Mar: ligação da Linha de Cascais com a restante rede ferroviária nacional. --,01.1947 Na sequência da lei 2008 de 1945, a CP passa a explorar toda a rede ferroviária nacional como única concessionária, com exceção da Linha de Cascais que estava arrendada à Sociedade Estoril. 27.01.1955 A CP adquire 17 locotratores diesel elétricos à fábrica francesa Gaston Moyse para manobras em via larga, que são colocados ao serviço, entre outras, na estação de Campolide. 28.04.1957 Inauguração da tração elétrica na Linha de Sintra. Cronologia

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