Rotas dos Azulejos - Leopoldo Battistini

15 07.05.1853 Inauguração oficial dos trabalhos na Linha do Leste. 28.10.1856 Inauguração do caminho-de-ferro em Portugal e abertura à explora- ção pública do troço entre Lisboa e Carregado, na bitola de 1,44m. 14.09.1859 Contrato com D. José de Salamanca para a construção e exploração do Caminho-de-ferro do Leste e Norte. 13.10.1860 Escritura de cessão e trespasse das Linhas do Leste e Norte pelo concessionário D. José de Salamanca à Companhia Real dos Cami- nhos de Ferro Portugueses. 01.07.1861 O comboio chega a Santarém. 07.11.1862 O comboio passa a servir Abrantes. 05.05.1863 O comboio chega ao Crato. 01.05.1865 Inauguração da estação principal de Caminho-de-ferro do Leste e Norte - Lisboa Santa Apolónia. 29.07.1863 Chegada do comboio a Elvas. 24.09.1863 Chegada do comboio a Elvas e à fronteira com Espanha, em Badajoz. 06.06.1880 Abertura do Ramal de Cáceres, com início na estação de Torre das Vargens. 06.09.1891 Abertura da Linha da Beira Baixa, até à Covilhã, a partir da estação de Abrantes. 15.01.1904 Abertura à exploração pública da Linha de Setil a Vendas Novas, permitindo a ligação das linhas a norte com as a sul do Tejo. --.01.1947 Na sequência da lei 2008 de 1945, a CP passa a explorar toda a rede ferroviária nacional como única concessionária, com exceção da Linha de Cascais que estava arrendada à Sociedade Estoril. 21.08.1954 Entrada ao serviço das automotoras diesel-elétricas Allan. 30.06.1958 Inauguração da tração elétrica entre Lisboa-Santa Apolónia e o Entroncamento. 06.10.1993 Entrou ao serviço CONVEL - Sistema de Controle de Velocidade de Comboios, entre Lisboa-Santa Apolónia e o Entroncamento. Cronologia

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