Rotas dos Azulejos - Leopoldo Battistini
140 Volumetricamente, o edifício de passageiros conta com um corpo central de dois pisos, ladeado por outros dois corpos mais baixos, numa composição simétrica. Uma referência especial ao azulejo, material de eleição no revestimento parietal dos edifícios de passageiros. Completam a “paisagem ferroviária”: • o jardim, que foi durante décadas, objeto do concurso das “Estações Floridas” • os depósitos e tomas de água e • os dormitórios e casas para o pessoal. No exterior, o “Largo da Estação”, local de transição, de chegada e partida dos trans- portes complementares. Ao longo da sua história, o caminho-de-fer- ro tem fomentado o aparecimento de novos objetos de uso específico e a recriação de outros aplicados a novas situações. A abundância desses objetos, a sua fun- cionalidade e a coerência formal com que foram e são estudados justificam uma leitura do papel do design nas atividades relaciona- das com o universo ferroviário. Com a industrialização, o ferro, material mi- lenário, é reinventado devido à descoberta da sua estrutura molecular, permitindo a conceção e produção de peças em grande escala, entre as quais se contam algumas de acervo miúdo como lanternas, balanças, carrinhos de transporte de bagagens e peças maiores como guindastes, depósitos de água, tomas de água, gabaritos de carga, sinais e, ainda, mobiliário fixo de estação como bancos, candeeiros e relógios de plataforma. ANEXO II Outros Elementos de Interesse Patrimonial O património industrial abrange todos os elementos que possuam valor histórico, tec- nológico, social, arquitetónico ou científico e compreende no caminho-de-ferro os bens materiais, móveis e imóveis, e imateriais, que possibilitavam e possibilitam a viagem por comboio. A IP-Infraestruturas de Portugal, a CP-Comboios de Portugal e o Museu Nacional Ferroviário têm atualmente à sua guarda grande parte dos objetos que chegaram até nós e que urge proteger, valorizar e divulgar. Tradicionalmente, nas estações, entre as infraestruturas de apoio necessárias ao transporte de passageiros e mercadorias, destacamos: • o edifício de passageiros, com as bilheteiras, salas de espera, o depósito de bagagens, e gabinetes para funcionários • o pequeno edifício dos sanitários • o cais coberto e descoberto • a rotunda de carruagens e locomotivas, com a sua placa giratória e as plataformas com cobertura apoiada em altos pilares, soluções e variantes possíveis graças aos materiais utilizados, para facilitar a dispersão dos fumos originados pelas locomotivas a vapor.
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