Rotas dos Azulejos - Leopoldo Battistini

14 O comboio impôs-se como meio de trans- porte pela sua capacidade grandes cargas - passageiros e mercadorias - em grandes distâncias, com rapidez e em segurança. Vinte anos após a circulação do primeiro comboio comercial no Reino Unido, o pri- meiro documento oficial sobre os caminhos de ferro em Portugal incumbia, em 1845, a Companhia das Obras Públicas de Portugal de construir uma linha até à fronteira espa- nhola, para ligar Portugal à Europa e tornar o porto de Lisboa no centro do embarque para as viagens atlânticas. Com a Regeneração, e Fontes Pereira de Melo, a ferrovia tornou-se central para a sociedade portuguesa. Em 1852 foi determinada a construção de uma linha para ligar Lisboa com o Porto, a entroncar na linha-férrea de Lisboa à fronteira, de cuja diretriz, “uma comissão de que era a figura mais importante Francisco Maria de Sousa Brandão” se encarregava de estudar. Em 28 outubro de 1856, a Companhia Central Peninsular dos Caminhos de Ferro de Portugal, primeira empresa ferroviária do país, organizou, em bitola europeia de 1,44 m, a viagem inaugural do caminho-de-ferro no país, na distância de 36 km, percorrida em 40 minutos, entre Lisboa e o Carregado, presidida por D. Pedro V. Após a falência da companhia, o governo negociou, em 1859, a construção das linhas à fronteira e ao Porto - com a condição de alteração da bitola para 1,67 m - com D. José de Salamanca, fundador da Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses e origem da CP. Definida com Espanha a fronteira ferroviária, foi decidido colocar a estação das linhas do Norte e Leste em Santa Apolónia, dada a proximidade com o rio. Em 1 de julho de 1861, Santarém fica ligada a Lisboa por caminho-de-ferro, e Abrantes em 7 de novembro de 1862. Entretanto, em setembro de 1863, estabe- lecia-se a ligação ferroviária com a Europa, através da fronteira de Elvas (apesar da primeira viagem internacional, entre Lisboa e Madrid, datar de 1866), completando-se assim a linha do Leste, que hoje tem origem no Entroncamento. Na estação de Ponte de Sôr iniciou, em 1880, o Ramal de Cáceres, desativado em 2011. Como percurso mais curto entre Lis- boa e Madrid, nele circularam os comboios internacionais o comboio Sud Expresso (Paris-Madrid-Lisboa) entre 1887 e 1895, bem como os comboios internacionais Madrid-Lisboa. Em 1891, a partir da estação de Abrantes, foi inaugurada a Linha da Beira Baixa até à Covilhã. Linha do Leste História

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