Rotas dos Azulejos - Leopoldo Battistini
11 Caminhos de Ferro do Estado, organizados em duas direções, para gerir e construir as linhas do Minho e Douro e as do Sul e Sueste. Em 1927, o Estado arrendou à Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses a ex- ploração das suas linhas e, em 1947, num processo de unificação da gestão dos cami- nhos-de-ferro em Portugal, a CP tornou-se a única concessionária no país. Por isso, a Linha de Portalegre, entre Estre- moz e Portalegre, a última peça a ser cons- truída da nossa rede ferroviária, em 1949, foi obra da CP. Encerrada a passageiros em 1990 e à exploração em 2009, terminou como parte da Linha de Évora. 19.12.1844 Fundação da Companhia das Obras Públicas de Portugal, com o objetivo de promover os estudos para a construção do CF e levá-lo à fronteira. 06.02.1855 Decreto aprovando os Estatutos da Companhia Nacional de CF ao Sul do Tejo. 28.10.1856 Inauguração do caminho-de-ferro em Portugal, entre Lisboa e Carregado, na Linha do Leste. 22.12.1859 Aprovação dos Estatutos da Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses --.--.1858 Circulação de comboios entre o Barreiro e Bombel. 03.01.1860 Contrato entre o Governo e a Cª dos Caminhos de Ferro do Sueste para a construção de um CF de Vendas Novas a Évora e Beja. 01.02.1861 Abertura oficial da linha entre o Barreiro e Vendas Novas na Linha do Sul. 01.02.1861 Abertura à exploração pública do troço entre Pinhal Novo e Setúbal na Linha do Sado. 06.08.1861 Contrato de aquisição pelo Governo da Cª Nacional dos Caminhos de Ferro ao Sul do Tejo – Barreiro a Vendas Novas e Ramal de Setúbal. 23.07.1862 Aprovados os estatutos da Companhia dos Caminhos de Ferro do Sueste. 14.09.1863 Abertura à exploração pública do troço entre Casa Branca e Évora na Linha de Évora. Cronologia
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