Steampunk no Museu Nacional Ferroviário

2018-09-13

Nos dias 28, 29 e 30 de setembro irá realizar-se, no Museu Nacional Ferroviário no Entroncamento, o Festival Vapor, com entrada grátis e para toda a família.

O Festival destina-se a fãs de Steampunk e apaixonados por comboios. O programa celebra o Património Ferroviário a partir da estética Steampunk, juntando os comboios à música, teatro, literatura, jogos de tabuleiro e muitas outras atividades: música, literatura, teatro, jogos, oficinas temáticas, exposições, carrocel Vitoriano, minicomboio, quadriciclos ferroviários e feira de crafts.

Pretende-se dar a conhecer a História, Memória e Património Ferroviário através de um evento inovador que reúne música, teatro, literatura e muita diversão em família. O cenário proporcionado pelo Museu Nacional Ferroviário garantirá um enquadramento estético único no país.

Este Festival nasce de uma candidatura ao Programa “Produtos Turísticos integrados de Base Intermunicipal, sendo os seus promotores o Turismo do Centro, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, o Município do Entroncamento e a Fundação Museu Nacional Ferroviário.

Sendo o Steampunk um subgénero de ficção científica estilo retro futurista, no qual a tecnologia moderna avança a partir da maquinaria a vapor, o Museu Nacional Ferroviário, com a sua perspetiva singular de contar a história da Europa e do Mundo, é o local perfeito para receber este festival.

O Festival Vapor abre no dia 28 de setembro com Duelos de Chá no Salão Vitoriano pela Liga Steampunk Lisboa, seguidos do espetáculo “Absurdium” pelos Custom Circus. Dia 29 de setembro, o Festival começa com Crafts Fair Steampunk e uma Feira do livro, contando ainda com um Carrocel vitoriano, minicomboio, quadriciclos ferroviários, jogos de tabuleiro, modelismo ferroviário entre outras atividades que se estendem também durante o dia seguinte.
 
Ainda no dia 29 de setembro, segue-se uma exposição de motas e automóveis clássicos, uma Caça ao Tesouro, um Desfile Cosplay e ainda um Duelo de Nerfs. Também Katy O’Down passará pelo Festival Vapor para falar sobre steampunk no panorama internacional. Ao longo da tarde serão exibidos os filmes “Volta ao Mundo em 80 dias” e “Wild Wild West”. A noite termina em grande com o concerto de Dead Combo. O último dia de Festival, dia 30 de
setembro, conta com um workshop e show «Hip Hop Steampunk», pelo Professor Elemental e ainda uma oficina de escrita What you see is (less) what you get pelo Fórum Fantástico.
 
Durante o dia, serão transmitidos os filmes “Vinte Mil Léguas Submarinas” e “Les Aventures extraordinaires d’Adèle Blanc-Sec”.
 
A entrada no museu e no festival é gratuita.
 
Próxima paragem: Entroncamento!
 
Mais informação aqui.

O Museu Nacional Ferroviário

MNF – é um Museu de abrangência internacional que gere um legado com mais de 160 anos. Ocupa uma vasta área no Complexo Ferroviário do Entroncamento com vários edifícios notáveis, como é o caso das antigas oficinas de reparação de locomotivas a vapor. Tem 19 linhas ferroviárias no seu interior e uma das melhores coleções da Europa, como são exemplos o Comboio Real e o Comboio Presidencial e dezenas de outras peças, como várias magníficas locomotivas a vapor.

O cenário proporcionado pelo museu constitui o habitat natural de um festival que pretende celebrar a memória ferroviária do Entroncamento através de uma abordagem disruptiva e que convida a ver para além do óbvio.

Contactos: Fundação Museu Nacional Ferroviário, Tlf 249 130 382; email