IP presente no 16º AutoClássico Porto

2018-09-27
A Infraestruturas de Portugal marca de novo presença no AutoClássico Porto – Salão do Automóvel e Motociclo Clássico e de Época, que irá decorrer na Exponor, de 5 a 7 de outubro de 2018. 
 
A IP  estará representada através de equipamento pesado, um carro laboratório e um carro dormitório alusivos à atividade rodoviária no passado, assim como de objetos vários da vida de um cantoneiro. 
 
O carro laboratório é da marca GMC (Estados Unidos), modelo 2 1/2 Ton. 4,17, 6 cilindros, 4410 cc de cilindrada e motor a gasolina. Trata-se de uma viatura adaptada a laboratório, de acordo com um projeto tipo da Junta Autónoma de Estradas (JAE), e foi adquirida em março de 1947 para utilização das Direções de Estradas. A sua função era, sobretudo, a análise de pavimentos na fase de construção de estradas. No seu interior ainda se encontram a maior parte dos instrumentos e equipamentos necessários à análise das várias fases de pavimentação.
 
Carro Laboratório
 
O carro dormitório é um atrelado de madeira, com disposição interna tipo “beliches”, que acompanhava os cantoneiros de obra em obra, e onde aqueles pernoitavam.
 
Carro dormitório
 
Também estarão em exposição rollups figurativos da atividade ferroviária, nomeadamente sobre a conservação do Património Histórico-Cultural onde se inclui o Património Azulejar. 
 
Este Salão é o maior encontro ibérico de veículos clássicos e de época, e vem-se consolidando como uma das principais referências do setor no sul da Europa. Nesta 16.ª edição prevê-se a presença de cerca de 300 expositores que ocuparão mais de 40.000 metros quadrados repartidos por vários pavilhões e galerias anexas, dividindo-se a feira em cinco grandes áreas: Exposição de automóveis e motociclos, Associações, revistas e clubes, Automobilia, Atividades paralelas e Parking de clássicos.