IP galardoada nos Prémios 'SOS Azulejo 2016'

2017-05-19
A Infraestruturas de Portugal (IP) foi galardoada com o Prémio ‘Boas Práticas’ no âmbito dos Prémios ‘SOS Azulejo 2016’. A distinção deve-se ao trabalho desenvolvido pelo Grupo IP na defesa do património azulejar, em particular as ações na área da segurança (pertinência e utilidade, respeito pelo património cultural, potencial preventivo efetivo).
 
Durante o ano de 2016, a IP Património fez o levantamento do património azulejar de 116 zonas de edificado, isto é, 34 por cento das estações e apeadeiros onde temos conhecimento da existência deste património integrado, e concluiu-se a elaboração de dez fichas e recolha de informação técnica e fotográfica que permite à Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) a criação de registos no sistema SIPA relativamente às estações de Duas Igrejas – Miranda, Mogadouro, Sendim, Urrós, Variz, Faro, Funcheira, Lagos, Óbidos e Tomar.
 
Em fase de conclusão, encontra-se a instalação de 180 placas dissuasoras de atos de roubo e vandalismo em património azulejar, o que corresponde a 58 por cento dos objetivos desta ação, privilegiando-se as estações ferroviárias desativadas e as que possuem painéis figurativos e revestimentos azulejares de desenho raro. 
 
Em parceria com o Projeto SOS Azulejo, foram igualmente reforçadas as rondas às estações por parte das autoridades locais (PSP e GNR), em particular àquelas que estão desguarnecidas ou sem serviço ferroviário.
 
A cerimónia da entrega dos Prémios ‘SOS Azulejo 2016’ realiza-se no Palácio Fronteira – ex líbris do azulejo português, em Lisboa – na próxima segunda-feira, 22 de maio.