Infraestruturas de Portugal presente na Automobilia

2017-05-15
O maior e mais antigo certame de Portugal dedicado ao colecionismo e história dos transportes estará de volta nos dias 19, 20 e 21 de maio, na AveiroExpo, em Aveiro. Trata-se da XXV AUTOMOBILIA, uma edição histórica e que se irá afirmar ainda mais como um verdadeiro ícone no tema das feiras e exposições. Este ano estará em destaque o transporte ferroviário, através da exibição de uma locomotiva a vapor e de uma carruagem, ambos dos anos 30 do século passado.
 
A Infraestruturas de Portugal, através da IP Património, participa no certame com a instalação de uma passagem de nível, um carro laboratório de pavimento rodoviário, da década de 1940 e a antiga Mesa de Comando de Santo Tirso recuperada pela Associação Portuguesa dos Amigos dos Caminhos de ferro (APAC).
 
Convidado de honra desta exposição, o Museu Nacional Ferroviário marca presença com a exibição da locomotiva a vapor E97 e de uma carruagem napolitana, além de diverso material alusivo à ferrovia.
 
Ainda ligado a esta temática, a APAC participa no certame com um circuito de modelismo tripulado com trator elétrico (onde se poderão realizar passeios), uma mostra do processo de reabilitação da locomotiva a vapor (miniatura) e uma maqueta de comboios.
 
No conjunto, são mais de 300 expositores de várias nacionalidades que propõem uma imensidade de material e equipamentos (peças automóvel e moto, ferramentas, documentação técnica, vestuário, publicidade), veículos de todo o tipo e em diversos estados de conservação, memorabilia ligada ao mundo dos transportes e desportos motorizados, miniaturas e muito mais.
 
Complementarmente, estarão patentes diversas exposições temáticas exibindo formidáveis veículos e equipamentos, que constituirão fatores de enriquecimento do conhecimento de entusiastas e do público em geral.