Comboio Presidencial Português promove Roteiro Literário sobre Camilo Castelo Branco

2017-05-31

O histórico Comboio Presidencial, utilizado pelos Chefes de Estado e suas comitivas entre 1910 e 1970, está de regresso a Vila Nova de Famalicão, depois de em 2014 ter escolhido também esta localidade para a sua viagem inaugural ao Norte do Pais, após profundo projeto de conservação e restauro promovido pelo Museu Nacional Ferroviário, em parceria com a EMEF-Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário.

Desde a data da sua inauguração pós-restauro, feita em viagem entre Lisboa-Santa Apolónia e o Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, o Comboio Presidencial tem feito várias viagens em território nacional e, desta vez, foi o meio escolhido para a apresentação do novo Roteiro Literário Camiliano, Famalicão-Porto, no dia 1 de junho, numa iniciativa da Câmara Municipal de Famalicão através da Casa Camilo e um conjunto de entidades portuenses.

A Fundação Museu Nacional Ferroviário, entidade proprietária do Comboio Presidencial, junta-se a este novo projeto turístico cultural, enquanto entidade parceira do Município de Famalicão, com o qual partilha a gestão do Museu Nacional Ferroviário no Lousado, um dos museus com maior expressão neste concelho.

A jornada dedicada a Camilo Castelo Branco realiza-se, a partir das 13h55 de dia 1 de junho, com partida da Estação Ferroviária de Famalicão, com destino à Estação de Porto-São Bento. À chegada ao Porto serão visitados vários locais e entidades integrantes da Rota Cultural Camiliana.  Pelas 17h00, o Comboio Presidencial parte da Estação de Porto-São Bento, com retorno a Famalicão.

Entre as 15h30 e as 16h30 o Comboio Presidencial português estará em exposição na Estação Ferroviária de Porto-Campanhã, Linha XI – Terminal Minho e Douro para visitas guiadas pela equipa do Museu Nacional Ferroviário.

Esta iniciativa conta com o suporte da Infraestruturas de Portugal, da CP - Comboios de Portugal e da EMEF-Empresa de manutenção de Equipamento Ferroviário, e com o apoio de várias entidades culturais da cidade do Porto.